Cá estamos nós de novo em um tópico do escaladabrasil.
Galera seguinte, primeiramente, tentem conversar sem ofender ninguém e falando algo que seja produtivo (não que isso esteja acontecendo, mas que não aconteça).
Segundo, a galera de brasília e de goiânia são tudo gente boa, mas é que a treta pra esses lados é antiga, é de outras gerações. Eu acho que é tudo desentendimentos bestas e muita falta de conversa. Por que a galera poderia ser tudo brother e resolver tudo numa boa.
Sabe quando vai ser resolvido os problemas de Cocal? Quando unirem de vez goianos com brasilienses. Só a galera vendo e percebendo que a união faz a força e que unidos iremos fazer algo de bom que Cocal vai se organizar. Na internet não se resolve nada, o negocio é reunir, sentar e resolver o que tem que ser resolvido. Podiamos seguir o exemplo da galera de Minas, os caras lá são fissurados por expandir a escalada e sempre que dá organizam mutirões de limpeza e outras atividades.
Porque que a gente não pega Goiânia e Brasília junta e faz algo bom por Cocal?
Temos que nos unir galera, nós todos somos calangos do cerrado, idependente da cidade que nascemos. Todos amamos o cerrado e queremos acrescentar algo na escalada.
Se a gente continuar assim, daqui uns dias fecha Cocal, igual ta fechando altos picos, e ai o que vamos fazer? Cocal é um dos melhores picos do Brasil pra boulder, se não o melhor. Se fechar cocal FUDEU, FUDEU. Vamos nos unir para que isso não aconteça.
Registrado em: Feb 08, 2006 Mensagens: 34 Localização: Rio de Janeiro
Fala Kassan, dei uma lida lá no 8a.
Repara numa coisa "Written ethics with RECOMMENDED guidlines and BEST PRATICE.."
recomendações, e indicações para boas práticas...da escalada.
No momento que a escalada tá vivendo uma expansão e crescimento constante, será que ninguém acha interessante existir uma base ética que oriente os novos escaladores para praticar a escalada da melhor maneira possível?
Ou a galera tá interessada em simplesmente subir pedra não importa como em detrimento de TODO o resto?
Muito tem se debatido sobre ética em diversos picos de escalada, cavar ou não cavar agarra, vias em móvel ou bem protegidass, lixo deixados nos picos....
Aqui no Rio, descobriram um lago onde rolam psicoblocs (psicoblocjpa.blogspot.com // http://www.escaladacafe.com.br/mapa/lago-da-hime), os escaladores que acharam o pico e abriram as vias de lá definiram que faz parte da ÉTICA LOCAL, não usar maguinésio.
porque é um lago que surgiu onde era uma pedreira que provavelmente atingiuum lençol freático e não tem nascentes próximas ou escoamento que faça com que a água ali seja renovada constantemente.
Imagina se pensarmos pela ótica só da "Liberdade"...
O pico é novo, muita gente vai querer conhecer e escalar lá, se cada um fizer o que quer e não seguir uma conduta que mais recomendada pra escalada naquele local("Written ethics with RECOMMENDED guidlines and BEST PRATICE.."), tem noção do que pode acontecer com o lago?
"recomendações, e indicações eticas para boas práticas...da escalada"
Colocado dessa forma, acho certo. deve existir em qualquer curso de escalada, ou deve ser passado para qualquer um que comece a escalar
Ética é necessaria para tudo
agóra quanto à "etica escrita" isso passa a ser regra, que seria algo que "deve ser seguido"
e isso, na escalada, sou contra. Mas temos q abrir o olho..
Quando comecei a escalar. a preocupaçao era se o sujeito ia morrer ou nao escalando, não tinhamos tanta preocupaçao quanto à conduta, respeito, higiene... porque era uma coisa óbvia: "quem suja as trilhas, não respeita os outros, destroi tudo, são os rapeleiros. escalador num faz isso"
mais com o atual crecimento da escalada no Brasil, entrou muita gente boa para o esporte, mais tambem entrou muito merda.
E para mim, quando as pessoas começam a cagar nas nascentes, jogar solvente de fogareiro no rio, invadir para escalar sem nem avisar ao proprietario(quem dirá pedir autorização), encher a base de lixo, levar cachorro pra propriedade alheia(sem autorização), fumar maconha na propriedade(que é a residencia) dos outros, causar incendio no pasto alheio, alterar a via sem autorização do conquistador, botar musica alta na casa dos outros. E a maioria esta sendo prejudicada por causa de uns poucos.
É sinal que ja ta na hora de botar regras.
Se queremos evitar que isso aconteça é bom botarmos a mão(suja de magnésio) na cabeça e mudar de atitude. Parar de fazer merda, chamar a atenção de quem faz, mesmo sabendo que tem muita gente que não só vai cagar(na nacente) para oq voce diz, como tambem vai ficar puto. Tem prego que é prego mesmo...
por hora...
abraços e boas escaladas a todos
toca pra cima
Flavio Canedo
Valença -RJ _________________ "...A nós que conhcemos o sabor dos ventos..."
Sobre o 8a o Gustavo tem razão, é uma ferramenta que deve ser usada de forma consciente, pois cabe da honestidade e hombridade dos participantes a ética sobre o que anotar como cadena... depende apenas do escalador cadastrado no site distinguir isso.
Sobre o video Gustavo... se tu nunca veio a cocal lek da um toque ae quando vier que eu te levo p escalar o boulder do video.. moai sds.. as vezes os videos não conseguem mostrar como realmete é o boulder.. como é o pé de saida ou o tamanho do reglet e etc.
Para mim, recomendações, e indicações eticas para boas práticas da escalada são boas maneiras para se conservar o local onde se está escalando, assim como o canedo falou existem muitas pessoas começando a escalar agora, e que não estão muito preocupadas com o local onde a escalada acontece ou ainda não começaram a se preocupar... na minha opinião preservar o pico é garantir a escalada ali durante vaaarios anos!
E galera...empurrãozinho da cadena não existe... para quem não conhece isso ae se chama dar um leve para isolar algum muve! hehe
Lek o video que to falando é a saida em pé lek e o bixo seguro nos reglete micro e em vez de subir no pé de direita ele com o pé esquerdo na terra deu um "puloi" e ja deu o tapa de direita saca? Robo more lek...
Fala galera,
Entao querias so deixar minha opiniao sobre etica aqui!!!!!!
Cada pico tem uma etica e quem faz a etica do pico sao os escaladores que estao smpre la,fazendo contençao de trilha,abrindo mais vias,
limpando o lugar!!!!!!!!!
Nao adianta vir uma pessoa de fora querendo impor a etica!!!!!!
E nois!!!!!!
Kassan o cara mais comedia da escalada Brasileira.o cara mais sem etica,mentiroso e sem carater. essa ea melhor maneira de definir essa pessoa q tem a CORAGEM de colocar aqui um topico sobre etica.
Kassan se liga fi,quem e vc pra falar sobre etica eu ja vi inumeras vezes vc fazedno cadena arrastando se entalando em arvore ou pedras,vc muda nome de boulder pq muda uma agarra,velho,cresce.
vc naum tem indole nem1 para fazer esses cometarios aqui.
vc e conhecido no brasil todo como um comedia. fanafarao e sem etica.
e fi vc ta famoso,mais pelos motivos errados.
Fodase a etica...e pq vc n tem nem1 e naum tem capacidade mental no seu QI de um unico digito ver q vc ta errado irmao.
sua visao de escalada e uma comedia.pq vc e um comedia.
chega a ser feio para vc ficar falando isso,pq vc ta sendo hipocrita para o brasil todo ler,e so confirmar sua fama de anti etico e comedia.naum ea toa q vc tb e conhecido com o Komejones.e olha q o apelido ta pegando bem por ae viu.
quantas vezes naum trombei com alguem de fora q esteve escalando com voce e escutar,"velho,,nego raspa no chao,entala em arvore,empura e n ta nem ae. manda o boulder e ainda loga no 8a".
irmao,vc ta no ramo errado,vai trabalhar num circo como palhaco,vc tem mais futuro.
resumindo
VOCE N TEM MORAL NEM1 PARA FALAR DE ETICA.
voce estraia fazendo um favor para comunidade escaladora c parase de escalar.
pq pessoas como vc sao q denigrem nosso esporte.e continuam a fazer picuinhas estupidas na net.
agora sobre os filmes,tu eo cara ne man,pq n tinha filme seu no ECOE? tava com medo de ouvir as criticas? ou sera q vc e tao cuzao q nem um evento feito para ajudar a difundir o esporte na regiao vc foi capaz de ajudar.vc e uma crianca fi.tem q aprender muito ainda na vida.
vai la fi com suas cadenas "puras" e sem edicao pq de pura nem tem porra nem1,,,a verdade e,vc morre de inveja de todo mundo ate dos seus chegados.c alguem faz melhor vc sempre critica.e se eu fosse vc segurava bem oq vc tem hj,pq um dia vc vai perder tudo por ser um ser humano tao mesquinho e egoista.ve se aprende com a galera mais antiga ae de bsb,vai fazer um curso aprende oq ea escalada de verdade fi,escalar no e so puxar pedra naum irmao. e sua liberdade acaba onde a minha comeca. RESPEITO!!!!
Ps:galera naum adianta forcar a cabeca do menino naum.ele naum sabe nem falar portugues direito.
Ps2:Komejones,voce deveria ter vergonha na cara de falar sobre deus.
vc e um pessimo cristao.leia mais a biblia e tente iluminar seu caminho da maneira certa.aprenda a ser humildade de verdade,como um amigo meu falou uma vez.
ser humildade naum e ser pobre.
e no melhor estilo RAP do guetto"a vida e sincera,bota fe?"
sequipa, otimo texto o seu,
so errou o nome da pessoa que voce quer questionar, pois quando tu me encontra na pedra tu baixa é a cabeça fi, pq tu sabe que tu "escala" a 10 anos e é um verdadeiro fracote.
ja te falei mil vezes, to nem ai pra tu.
e se tu tem coragem de me ofender desse tanto em rede nacional, tu tem coragem de me ofender pessoalmente...coisa que nunca aconteceu. nao to aqui pra ofender ninguem. muito menos uma pessoa insignificante como voce, que na minha vida nao muda nada.
se voce precisa desmerecer minha escalada pra tentar "aumetar" a sua, isso sim é ser um frango....entao seu FRANGO, ACORDA E VAI APRENDER A ESCALAR.
VO TE MANDAR UM MSGN PESSOAL.
NINGUEM PRECISA SABER NAO SACA...SO TU MERMO
e sobre os escaladores do brasil, so te falo que tenho amigos verdadeiros em todos os estados...
BH, RJ, PR, SP, BA, PE....e se tu perguntar pra essas pessoas, que sao realmente ESCALADORES, escuta o que eles tem a falar de mim, que na verdade, tu nem merece ouvir...com esse seu discurso ficou clara sua inveja de mim...mas fi, preocupa nao, pra mandar v10, tem que tentar...um dia tu consegue invejoso...rsrs
E por favor ne, se me viu encadenando algo arrastando ou entalando na pedra, cita ai os nomes desses boulders...(ISSO TA COM CARA DE INVEJA...MAIS UMA VEZ...)rsrs
invejosooooooo
teus videos sao muito legais...mas se tu precisa falar que o meu é ruim pra o teu ser bom...num digo nada...rs
so rindo mesmo disso...
hahahah de boa Komejones!!!
viva ae sua vida de fantasia,,,sobre a msg em pvt. chora fi
vc n tem moral nem1 como ninguem
eae fi,,,quem me conhece sabe quem eu sou,,,e tem ate alguem bem perto de vc q conhece esse lado.
c liga fi,,,tu e um comedia e acha q pq escala v-merda acha q tem direto de falar alguma coisa,o grau q vc escala n diz nada. e vc como pessoa e um comedia e isso fica claro pq vc e um bosta,acha q pode c basear no grau q vc manda ahahahaha vai comer feijao fi cresce,n adianta nada vc escalar v-merda e ser burro como vc.e ainda tem coragem de falar em evolucao,hahahaha fi tu e um palhaco mesmo,,,como vc tem coragem de falar em evolucao c vc nem etica tem,,,,evoluir naum e mandar grau forte mane,,,e sim evoluir a escalada como um todo.mais blz,,,tu e burro mesmo e isso ja ficou claro.mesmo pq prefiro mandar v5 sem roubar q mandar v10 com os outros me empurrando tipo seu cadenas no hueco thanks. hahahahha mais um vez galera o nome dele e Komejones. o Komedia do guetto.
mais dae o dia q vc qusier receber um toques de edicao de video,tipo aqueles q vc sempre pedia,so da o toque,vou te ajudar como sempre fiz.quem sabe assim vc larga de ser burro e edita alguma coisa q presta
o mais engracado e vc vir me ameacar hahahaha ai fi,,,tu n guenta nem 10seg.
vai tomar o todinho q sua mae deixa pra vc na geladeira,ou toma nescau a energia q da forca hahahahaha
fi,,,aprende uma coisa,,,fala oq quer escuta oq n quer.
vc sempre perde oportunidade de ficar calado. perdeu mais uma.
Recomendamos o navegador Firefox em resolução 1024x768 para ler este site.
Entre em contato para reproduzir algum conteúdo deste site. Criadores: Júlio "Kalango" Donati e Tiago S. Mascarenhas