EscaladaBrasil.com :: Exibir tópico - Costuras - Mosquetões pro mesmo lado, ou não?
 FAQ  •  Pesquisar  •  Membros  •  Grupos   •  Registrar  •  Perfil  •  Entrar e ver Mensagens Particulares  •  Login

EscaladaBrasil.com - Índice do Fórum » Equipamentos » Costuras - Mosquetões pro mesmo lado, ou não?

Novo Tópico  Responder Mensagem
 Costuras - Mosquetões pro mesmo lado, ou não? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
dito
MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 10:23 am    Assunto: Costuras - Mosquetões pro mesmo lado, ou não? Responder com Citação

Muito Participativo
Muito Participativo

Fala Galera!

Então, estou com uma dúvida. Sempre usei costuras com mosquetões invertidos (gatilhos pra lados inversos). Acho mais fácil de clipar, uma vez que vc coloca o mosqueta e depois clipa a corda pro mesmo lado.

Esses dias um camarada disse que disseram pra ele que não era bom ter a costura desse jeito, que era recomendado deixar os gatilhos pro mesmo lado, mas não soube me explicar porquê.

Alguem aí sabe se tem algum problema em deixar os mosquetões das costuras com gatilhos invertidos (cada um pra um lado)?

Abraços
Dito
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
gap
MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 10:46 am    Assunto: Responder com Citação

Terrivelmente Participativo

Lek eu aprendi o seguinte:

1- Sempre manter os gatilhos para o mesmo lado na costura.
2- Sempre clipar a costura na proteção com os gatilhos virados para o lado oposto à direção que o escalador seguirá até atingir a próxima proteção. (se daí em diante tu vai tocar para a direita os gatilhos são clipados voltados para a esquerda).

O motivo disso é que caso os gatilhos estejam virados para a direção em que se escala a corda "correrá" no gatilho e caso o escalador sofra uma queda há uma possibilidade de a corda desclipar da costura.

É simples simular isso com a costura na mão...

Usei os gatilhos invertidos e ficou confuso... vc vai ter q clipar o gatilho da proteção na direção da escalada para q o gatilho da corda fique na posição contrária... e naum sei.. mas se a corda desclipa... pode ser que haja possibilidade do mosquetão desclipar do grampo/chapa... mas naum tenho certeza naum... na dúvida uso os dois p o mesmo lado.
dito
MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 11:18 am    Assunto: Responder com Citação

Muito Participativo
Muito Participativo

pois eh, essa de clipar a corda no mosquetão pro lado oposto de onde se escala é básico. tem em qualquer catálogo

mas ainda ngm me explicou porque deixar o mosqueta do grampo pra determinado lado ou outro.
fviana
MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 11:23 am    Assunto: Responder com Citação

Tema ja discutido anteriormente neste forum.Veja link abaixo

http://www.escaladabrasil.com/osite/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=324&highlight=

talvez possa esclarecer

Vale a pena baixar o seguinte manual pelo link

http://en.petzl.com/ProduitsServices/carabinersExperience.pdf

Muito esclarecedor.

bom climb
SEQUIPA
MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 12:19 pm    Assunto: Responder com Citação

o mosquetao q vai no grampo,chapa,tanto faz o lado,,,eu sempre usei minhas costuras um gatilho pra cada lado,,,e ate tenho uma costura da DMM q ja vem assim,um gatilho pra cada lado,e naum tem como mudar,pois a fita passa por uma guia feita no proprio metal,so cortando a fita pra botar os 2 gatilhos pro mesmo lado
enfim,,,,ate onde eu sei mesmo lado ou lados opostos e questao de gosto,,,
oq naum pode e oq vc ja sabe a corda correr onde eo gatilho
abraaaaaax
Kalango
MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Site Admin
Site Admin

Olha o Link que o Fred mandou....Não é só questão de gosto não, para nós que escalamos muito com grampo P, tem q ser gatilhos pro mesmo lado....

Já vi acidente que rolou com a costura desclipando do grampo lá no cipó....

Na gringa é mais aceitavel existir costuras que nem a da DMM, pois lá nem existe P....

Falow,
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
SEQUIPA
MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 12:33 pm    Assunto: Responder com Citação

boto fe kalango,,,tava vendo o link agora,,,,nos Ps faz sentido mesmo botar pro mesmo lado,,,valeu man!!!
abraxxx
granola2006
MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 8:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Entao galera, agora na europa estao trocando as chapas por um "P" que é sikado na rocha. Tenho reparado que aqui utilizam as costuras c os mosquetoes p o mesmo lado, acredito que esta maneira seja a padrao atualmente.

Abrax,

Cipó e Rio é a gringa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
christianminas1
MensagemEnviada: Qua Set 10, 2008 2:57 am    Assunto: Responder com Citação

Muito Participativo
Muito Participativo

No link citado acima, fica fácil de entender a questão. Para quem ficou com preguiça de ler tudo, o mais importante é:

"Colocar os mosquetões da costura para o mesmo lado é fato consumado e definitivo. Não se trata de opção ou gosto pessoa. É o jeito correto de se fazer, sem opções"

Abraços
SEQUIPA
MensagemEnviada: Qui Set 11, 2008 11:54 am    Assunto: Responder com Citação

concordo com vcs 110% em relacao a usar elas pro mesmo lado em P....
mais vendo aqui o dosage 5,naum teve como naum reparar isso....mais c tratando de chapeleta parece q a regra e depende sim do gosto,,pois o mesmo escalador(na china) usa as beal pro mesmo lado e algumas petzl invertidas,,,depois vem o tal do sharma,,,todas invertidas da petzl.
alem de varios filmes q mostram os cara escalando com elas invertidas em chapeleta...
enfim,,
"Colocar os mosquetões da costura para o mesmo lado é fato consumado e definitivo. Não se trata de opção ou gosto pessoa. É o jeito correto de se fazer, sem opções para quem escala em P" acho q fica mais correto
fui
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

EscaladaBrasil.com - Índice do Fórum » Equipamentos » Costuras - Mosquetões pro mesmo lado, ou não?
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.