Enviada: Sex Out 23, 2009 9:44 am Assunto: Pesquisa sobre etica na escalada (8a.nu)
Terrivelmente Participativo
Corrigido.
o site 8a.nu, tem feito pesquisas toda semana para saber a opnião da maioria sobre diversos assuntos (polemicos) na escala MUNDIAL.
a ultima pesquisa foi sobre Ética por escrito com orientações recomendadas e melhores práticas....e ate o momento a maioria respondeu que choro a etica, escalada é liberdade.
eu concordo total.
abraço[/u][/i]
Editado pela última vez por kassan em Qua Out 28, 2009 3:32 am, num total de 1 vez
Creio que a ética é importante em qualquer esporte e na vida de qualquer um, pra se viver em sociedade é necessário ter ética, no esporte também. Escalada não como futebol ou tennis que tem regras, mas tem a ética pra se faça uma boa pratica do esporte de acordo como ele foi inventado e vem sendo praticado desde então. Recentimente saiu o resultado do perfil do escalador brasileiro, nele consta que 69% dos que responderam a enquente fizeram um curso de escalada isso reflete de forma direta a preocupação individual com a sua segurança e formação será que a maioria está errada ??? Penso eu que um dos fatores que impossibilitam o crescimento da escalada no Brasil é a falta de ética, associados a mais vários que não citerei agora. Talvez, se "alguns" respeitassem as primeiras ascenções já feitas, se "alguns" escalassem sem o famoso DAB e aquela seg amiga, que só dá um empurrãozinho pro cadena, seriamos mais respeitados, mas isso vai de cada um, da consciencia de cada escalador. O próprio site 8a.nu que seria uma ótima ferramenta para ajudar nesse quesito é usada de forma errada, há casos de escaladores que registram boulders e vias já existentes como sendo primeiras ascenções, mudam uma agarra é já acham que se trata de "outro" boulder, já vi ate casos em que o escalador coloca em seu comentario CAI NA ULTIMA AGARRA, mas considera como cadena, enfim...isso vai de cada um e como ele quer ser considerado...um "subidor de pedra" medriocre sem ética, sem respeito, ou ser considerado como escalador, que conheçe o esporte e o respeita...é o pratica de forma correta...
NA MINHA OPINIÃO O 8A É UMA FERRAMENTA QUE TEM QUE SER USADA DE FORMA CONSCIENTE, POIS ELE CONTA COM A HOMBRIDADE DOS PARTICIPANTES DO SITE E ALÉM DISSO É UMA BASE DE DADOS MUNDIAL, QUE AJUDA A TODOS DA ESCALADA.... COM CERTEZA TEM GENTE VIAJANDO, FA FEMININO, FA RASTAFARI, FA DE LA SPORTIVA, FA DE FIVE TEN, FA DOIDÃO E FA DE CARA...RS
TUDO ISSO PRA SOMAR UNS PONTINMHOS A MAIS EM UM RANKING QUE NEM TODOS OS ESCALADORES DO BRASIL.... ISSO NÃO É UMA QUESTÃO DE ÉTICA E SIM DE BOM SENSO... CAI NA ULTIMA AGARRA NÃO É CADENA, MANDA MEIO BOUDER NÃO É CADENA, MAS O SITE ACEITA TUDO E CADA UM FAZ O QUE QUER.....
falando em seg amiga e DAB no chash, tem gente fazendo videos (super produções), cheio de cortes e imagens feitas apenas pro video, pois na verdadeira cadena, houve arrastdão no crash, e coisas do tipo.
e a principal caracteristica dos meus videos, é colocar a VERDADEIRA CADENA, sem cortes nem super produções que ate engana quem ta assistindo...
uma pena.
continuo produzinho um belo video, cheio de cadenas incriveis. todas as cadenas, REAIS. SEM CORTES.
alem do site, usam dos videos para se promoverem, uma pena mais uma vez.
mas falando em etica, a população mundial dis....foda-se.
quase esqueci de falar....sobre a evolução da escalada no BRASIL, nem sei o que falar, pois o que vejo é o rafinha mandando quase todo final de semana, um v11 novo, ou v12, e ate v13...se pa jaja sai um v14...nunca evoluiu tanto a escalada em COCAL quanto nos ultimos 3 anos, pelo menos essa é minha visao...
a evolução nao para.
KassaN
Editado pela última vez por kassan em Sex Out 23, 2009 11:16 am, num total de 1 vez
tu consegue ta certo e ta errado ao mesmo tempo...rs
tu ta certo nas paradas do video, ja vi um video do Moai que quem fez devia escala junto com o pessoal da CBME e com o cagão da nascente da pedra do elefante....rs é a primeira vez que eu vi um video com o escalador saindo com o pé na terra, mas ai FA pisando na terra, ja ganha pontos preciosos no 8a...rs
Kassan,
Acho que você não entendeu o teor da pesquisa do 8a. Quando li o seu post achei estranho e fui checar no site exatamente o que era a pesquisa e, resumindo, é o seguinte:
Ética por escrito com orientações recomendadas e melhores práticas?
- Sim, Eu quero aprender = 11%
- Sim, para definir padrões = 29%
- Bom e ruim, depende como = 17%
- Não, iniciantes aprendem com a gente = 6%
- Não, escalada é liberdade = 38%
Lembrando que esta é uma tradução livre e não é possível transmitir exatamente o mesmo sentido do que eles quiseram dizer em inglês.
Enfim, acredito que o que o pessoal que está votando na última opção está contra é a definição de éticas rígidas, por escrito e tudo mais. Acho que o sentido é mais: "a ética é pessoal e cada um segue o que sentir que seja o melhor" e não o que você disse que seria "chorô a ética"...
Estamos numa fase complicada na questão ética no Brasil com problemas no Morro do Elefante, Pedra do Baú, Tabuleiro, Cocal, Campeonato Brasileiro e vários outros foruns criados aqui mesmo no site. Não acho que seja um bom momento para abrir precedente com algo como "chorô a ética"...
Ter ética significa fazer o que é bom para o indivíduo E para a sociedade (com certeza é algo bem mais complexo e que envolve inclusive estudos de doutorado, mas basicamente é isso). Neste sentido, acho que é bem complicado falar algo como "chorô a ética". A não ser que você entenda ética como algo diferente desta definição.
Abraço
Rafael
PS - Não leve para o lado pessoal, não estou em busca de criar confusão e nem reforçar rivalidades (principalmente Goiânia x DF).
Pra quem conhece de filmes e bons vídeos sabe que é necessario a edição, aposto como a maioria gosta de ver filmes da BIG UP e SENDER FILMS e aposto que a maioria sabe que foram editados tambem hehehe...mas enfim KASSAM o assunto não é filme cara, abre outro topico...estavamos falando de ética lembra ??? talvez seja porque você não tenha mais oque falar...nem sabe...oque é...talvez devesse fazer um curso...já pensou nisso...??? quem sabe assim você aprenderia pelo menos a escrever e conversar como homen...sem nhe nhem manda todo mundo pra aquele lugar, ou se f... ou num sei oq...hehehe VAMOS MANTER O ASSUNTO DO TOPICO GALERA...E PROL DO ESPORTE...
Editado pela última vez por JAHja em Sex Out 23, 2009 11:32 am, num total de 2 vezes
de boa rafael, entendi demais sua colocação.
e quando disse choro pra etica, foi pra etica que voce citou, a escrita a risca.
entao estamos de acordo, talvez me expressei mal....
mas continuo com a ideia que choro pra etica escrita.
principalmente em cocal...que é o unico lugar que posso da uma opniao concreta, pois sou frequentador a 4 anos e sei o que acontece la dentro.
nesse caso a etica seria como um croqui, aonde quem entra no parque tem que ler as 257 folhas pra entrar no primeiro boulder....
porque ia ter nego dizendo que magna é feio, que crash fode a base, que trilha mata o cerrado e assim por diante....
Pra quem conhece de filmes e bons vídeos sabe que é necessario a edição, aposto como a maioria gosta de ver filmes da BIG UP e SENDER FILMS e aposto que a maioria sabe que foram editados tambem hehehe...mas enfim KASSAM o assunto não é filme cara, abre outro topico...estavamos falando de ética lembra ??? talvez seja porque você não tenha mais oque falar...nem sabe...oque é...talvez devesse fazer um curso...já pensou nisso...??? quem sabe assim você aprenderia pelo menos a escrever e conversar como homen...sem nhe nhem manda todo mundo pra aquele lugar, ou se f... ou num sei oq...hehehe VAMOS MANTER O ASSUNTO DO TOPICO GALERA...E PROL DO ESPORTE...
JAHJA ate hoje num sei pq tu tem raiva de mim, mas fi, acorda pra vida, nao to nem ai pra tu e nao te conheço.
tu falou que tem gente dando seg amiga, e esse alguem provalmente deve ser VOCE e cadena com dab, so pode ser tu tambem.
entao se teus brothers tao fazendo video editados pra esconder as sujeiras, doa a quem doer, se a carapuçã serviu, choro.
Tenho raiva de ninguem não irmao...nem te conheço, nunca te vi no pico...enfim...com vc naum tem dialogo...so nhem nehm ...vai num sei oq, que e fod...oq eu quero é um pico melhor e mais organizado so isso...
gustavo seu comedia uiauiauiauiauiaiu to sussa irmao...quero briga com ninguem..nem to brigando...quero é ética...e sei pelo visto que vc pensa igual a nós...
FI O KASSAN FALA ESAS PARADA MAS O BIXO É BROTHER LEK, CONHEÇO O MULEKE A UNS DOIS ANOS JA E ISSO AI É TUDO LOMBRA.... O QUE SE ESCREVE NÃO É O QUE SE LÊ SACOU????
PEACE AND LOVE GALERA, VAMU ESCALA, SÓ NUM VALE CAGA EM NASCENTE...RS
só pra finalizar...meu estilo de escala é NO DAB...meu estilo de escala é com ética e respeito...to sussa desse topico...ja perdeu totalmente o foco...se algem tiver ALGO DE INTERESSANTE SOBRE A ETICA NO ESPORTE FAVOR COLOCAR...
Recomendamos o navegador Firefox em resolução 1024x768 para ler este site.
Entre em contato para reproduzir algum conteúdo deste site. Criadores: Júlio "Kalango" Donati e Tiago S. Mascarenhas