| Autor |
Mensagem
|
| GustavoVersiani |
Enviada: Qua Out 28, 2009 8:10 am Assunto: Acesso ao Belchior - GO |
|
|
 Terrivelmente Participativo

|
Galera,
me disseram que sera cobrada uma taxa para se usar o acesso ao calcario do Belchior em Agua Fria. Alguém tem alguma informação a respeito sobre o valor? quais as melhorias propostas com tal taxa, etc e tal? |
|
|
 |
| pensatrix |
Enviada: Qua Out 28, 2009 9:19 am Assunto: |
|
|
 Muito Participativo

Registrado em: Feb 17, 2005 Mensagens: 65 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Gustavo,
Antes de mais nada, deve ficar claro que o Abrigo é propriedade particular e como tal não deve satisfações do arrecadamento e investimentos. Além disso, quem discordar das taxas, simplesmente estaciona fora da propriedade e atravessa a mesma para acessar a pedra (o acesso a pé através da propriedade não será impedido).
Mas de qualquer maneira, aí um textinho explicativo que o Álvaro postou no site da ABRESCA, à título de informação.
No dia 12 de janeiro de 2007, foi feito uma reunião para discutir a criação do Abrigo de Escalada Belchior, localizado no Sítio Selva de Pedras, Água Fria-GO, de lá pra cá muitas pedras rolaram e poucas pessoas colaboraram efetivamente para que essa idéia tornasse uma realidade, mas o Belchior continua sendo muito frequentado, as pessoas continuam acampando e utilizando as terras do Seu Belchior como estacionamento. Mas para que todos possam estar usufruindo desse beneficio alguém esta pagando a conta sozinho e arcar com essa despesa não é fácil.
Antes que alguém argumente que antes do Rodrigo “Bera” arrendar as terras, todo mundo estacionava e acampava lá sem problema, eu digo, a realidade é outra. Hoje Seu Belchior não tem mais interesse em cuidar exclusivamente do sítio e o dinheiro do aluguel serve para complementar a renda de sua família.
A dificuldade de fazer o Sitio gerar renda fez com que o Bera pensasse algumas vezes em desistir de tocar a ideia do abrigo para frente, na penúltima tentativa de manter o abrigo, um grupo de 10 pessoas decidiu dividiu com o Bera o aluguel do Belchior, mas idéia só durou 3 meses. E mais uma vezes o sonho do Abrigo de Escalada Belchior parecia estar com os dias contados. Só restava ao Bera entregar o sitio ao Seu Belchior e deixar ele decidir o que faria com o mesmo.
Seu Belchior decidiu junto com Bera através de um novo acordo, que a partir de agora será pago a ele o que for arrecadado e nos dias em que isso ocorrer, não mais um valor fixo por mês. Será colocada a porteira que já se encontra no terreno e a mesma permanecerá trancada, quem quiser estacionar, acampar ou usar o abrigo deverá pegar a chave com o Bera e pagar uma pequena taxa de contribuição para o aluguel do sítio. Os valores ficaram definidos da seguinte forma:
Utilizar a área de estacionamento: R$2,00 por pessoa.
Utilizar a área do camping: R$6,00 diaria por pessoa.
Utilizar o abrigo: R$10,00 diaria por pessoa.
O sítio continua sob a responsabilidade do Rodrigo Bera e a taxa deverá ser paga no momento de pegar a chave da porteira.
Portanto, é de suma importância que a comunidade escaladora abrace essa ideia e colabore para que a ideia de termos um abrigo de escalada na região do Distrito Federal não deixe de ser uma realidade.
O Bera ainda pede que enquanto a porteira não estiver no lugar todos contribuam na Ibiti (loja ou muro) com quem estiver lá. E que também fiquem atentos quanto a segurança até a colocação da mesma.
Para entrar em contato com o Bera e saber mais detalhes você pode ligar na Ibiti (61- 30336999) ou ir lá pessoalmente na 311 norte Bl E (Subsolo).
Boas escaladas... _________________ Graziela de Oliveira
Rio de Janeiro - RJhttp://www.pensatrix.com.br |
|
|
 |
| Leandertal |
Enviada: Qua Out 28, 2009 9:27 am Assunto: |
|
|
 Muito Participativo

Registrado em: Feb 11, 2005 Mensagens: 74 Localização: Brasilia - DF
|
Cara,
As melhorias são para a vida do seu Belchior!!! para quem o conhece já é um bom motivo!!!!
Abraço
Leandro |
|
|
 |
| GustavoVersiani |
Enviada: Qua Out 28, 2009 10:04 am Assunto: |
|
|
 Terrivelmente Participativo

|
Pode crer, concordo plenamente, só queria saber detalhes pq nunca tinham me dito nada a respeito, ja fui no local e nem dei minha contribuição pois não sabia dela. Então quem estiver quebrado estaciona la fora e ja é...
Obs.: não seria mais facil uma contribuição semestral o que facilitaria o controle? |
|
|
 |
| Leandertal |
Enviada: Qua Out 28, 2009 10:22 am Assunto: |
|
|
 Muito Participativo

Registrado em: Feb 11, 2005 Mensagens: 74 Localização: Brasilia - DF
|
É uma ideia!!!
Boto fé!!!
Abraço |
|
|
 |
| Monofinger |
Enviada: Sáb Out 31, 2009 1:19 pm Assunto: |
|
|
 Extremamente Participativo

Registrado em: Aug 20, 2006 Mensagens: 96 Localização: Brasilia-DF
|
Puta lenda essa melhoria pro seu Belchior.
Tem dois anos q a parada virou abrigo e soh piorou, acabou a varanda, o fogaum a lenha, a energia tah lah e naum puxou pra casa ainda, num tem agua, nem banheiro.
Em vez de fixar seu Belchior e sua esposa lá no sitio dele, para q ele possa cuidar do abrigo, fazer rango para os escaladores, melhorar sua renda, tornar sua vida sustentavel, favoreceram seu exodo para a cidade.
Sem falar nas vias q estamos abrindo lá, não vejo uma chapela, um bolt gasto por parte do abrigo.
Abrigo é para fortalecer o climb e não gerar renda
Tá ai minha opinião como assiduo frequentador do pico e não participador do abrigo.
Desculpa ai quem se doer.
Abraço
Bom climb |
|
|
 |
| JAHja |
Enviada: Sáb Out 31, 2009 3:30 pm Assunto: |
|
|
 Participativo

|
| e aeee galera então concordo plenamente com o monofinger, tipo como cobrar apenas pre entrar, ou frequentar o lugar mas sem nenhuma estrutura ???? SE tivsse uma area de camping eu pagaria com gosto, SE existise um abrigo eu ficaria la e pagaria com gostooooooo tb, assim ja fui pra la o pico e incrivel, mas acho um absurdo essa cobrança sem melhorias para o local, QUANDO existir a famosa agua "que e lenda" a suspota energia putszzz e logico que a galera vai pagar, mas por enquanto sem nada dissso acho um absurdo cobrar essas taxas, ta parecendo um fazendeiro qualquer que e dono d lugar e cresceu o olho oque EU ACHO que não e a questão, enfim igual a grazi da ABRESCA deixou bem claro "Antes de mais nada, deve ficar claro que o Abrigo é propriedade particular e como tal não deve satisfações do arrecadamento e investimentos. Além disso, quem discordar das taxas, simplesmente estaciona fora da propriedade e atravessa a mesma para acessar a pedra (o acesso a pé através da propriedade não será impedido). " eu ainda prefiro deixar de fora e atravesar pra escalar, como se faz em qualquer outro pico, tenho medo de acontecer igual ao aconteceu em Pedra Bonita no interior de goiás um puta pico de boulders e vias mas era uma fazenda particular, o cara cresceu o olho e começou a cobrar, ninguem mais foi...enfim...fica aqui minha opniao pra galera "dona" de Belchior, quer cobrar ??? oferece alguma coisa...alem da pedra, pq ta paracendo que ta cobrando pra escalar, nada mais alem dissso...e eu naum pago pra escalar na pedra... |
|
|
 |
| guilhermecrc |
Enviada: Dom Nov 01, 2009 8:31 am Assunto: |
|
|
 Iniciante

|
Primeiramente: Respeito e concordo com a opnião sobre as finanças da propriedade, realmente, não devem satisfação pra ninguem.
Mas o que queremos realmente saber é apenas sobre o "camping", o que pode e não pode, o que tem e o que vai ter depois do mutirão que fizeram por lá.
Entao, sou de Goiania, que é meio longe(+-350km) por isso a ideia do camping lá no sitio é do meu interesse. E eu queria tirar umas dúvidas sobre o assunto:
Direto vai uma galera de goiania pra escalar no calcário do sitio do seu Belchior,pq lá é o melhor pico de vias na região, e sempre vai muita gente(1 ou 2 carros, sempre cheios) pra passar um final de semana ou algum feriado prolongado. O preço pra usar o estacionamento, ta lá, R$2,00 por pessoa. Nao seria R$2 por carro?
E sobre o abrigo, o que tem la dentor? Quantos quartos, e camas podemos usar? Tem banheiro? Vai ter agua? E eletricidade?
E sobre a chave da propriedade, onde pegamos?
Realmente, o que ta parecendo é que vamos pagar pra escalar, e isso nao rola! Se tivesse uma estrutura, banheiros e agua onde nao fosse preciso ir em Água fria pra ter que tomar banho já ta de bom tamanho... E como a ideia é ajudar o seu Belchior, da pra ir uma galera pelo menos uma vez a cada 2 meses pra ficar no sítio dele e colaborar com a situação.
O seu Belchior ainda trabalha naquela fornalha la perto? Se sim, não seria melhor pra ele, morar no sítio em vez de ter que ir e voltar do sítio pra cidade todos os dias? A ideia que o monofinger deu sobre o Belchior morar lá, e fazer comida pros escaladores eu achei excelente! É muito trampo pra gente ter de levar comida, e cozinhar pra um monte de escalador laricado, usando aquele fogão a lenha como mesa. |
|
|
 |
| Monofinger |
Enviada: Seg Nov 02, 2009 10:12 am Assunto: |
|
|
 Extremamente Participativo

Registrado em: Aug 20, 2006 Mensagens: 96 Localização: Brasilia-DF
|
Então, o sitio foi arrendado, não é o seu Belchior q cobra nada, é o arrendatario, q é escalador e proprietario de academia.
Seu Belchior deveria ser a rasão inicial da formação do abrigo, já que é uma pessoal muito simples e sempre acolheu todos os escaladores em sua casa, organizando este abrigo utilizando a mão de obra de Seu Belchior ajudaria a mante-lo na propriedade, de forma mais sustentavel. Seria o caseiro de seu proprio sitio e receberia para isso.
Não sou contra a criação do abrigo, apenas acho q foi criado a 2 anos e nada mudou, só piorou, por isso ninguem quer contribuir
Bom climb a todos
abraço
Zé Roberto |
|
|
 |
|
|
|